Banner Café com ciência

Café com Ciência discute a contribuição dos pesquisadores russos à ciência mundial

O Prof. Dr. Iouri Borissevitch (currículo Lattes), pesquisador visitante do PPG-FIS do IF-UFG, irá ministrar uma palestra no "Café com Ciência" intitulada "Rússia: sua história e contribuição na ciência mundial". Nessa palestra, irá apresentar questões históricas da Rússia e correlacionar ações de governo com o seu desenvolvimento científico.

.

Rússia: sua história e contribuição na ciência mundial
Palestrante: Prof. Dr. Iouri Borissevitch
Afiliação: IF-UFG e USP-RP
Data: 05/09/2018 (quarta-feira)
Local: Anfiteatro I do IF/UFG.

.

Resumo

Esta palestra discutirá a história oficial da Rússia e suas relações com os vizinhos. Por que os russos escolheram o alfabeto cirílico e a religião cristianismo ortodoxo? Rússia em alta – política educacional de Jaroslau I ”Sábio”. Ataque dos suecos e cruzados alemães. Duque Alexandre Nevskij (santo). Queda da Rússia – 300 anos de dominância dos mongóis. Renascimento. Imperador Pedro 1 “Grande” e Imperatriz Ekaterina II “Grande”, política educacional deles e nascimento da Ciência na Rússia. Mikhailo Lomonosov – Newton da Rússia. Dupla estrutura da Ciência na Rússia – Universidades e Academia da Ciência. Estrutura da Academia da Ciência da Rússia. Êxitos da ciência e da engenharia russa antes de Revolução Comunista. Vantagens que a Revolução deu para a educação e ciência. Segunda Guerra Mundial - êxitos da ciência soviética nesse período. Começo da Guerra Fria – competição entre USA e URSS no desenvolvimento da bomba atômica. Êxitos da ciência da União Soviética depois da Segunda Guerra Mundial. Queda da União Soviética. O que ficará no futuro?