Weby shortcut
Marca do Programa de Pós-Graduação em Física
Marca da Universidade Federal de Goiás

Magnetismo

Atualizado em 19/11/14 09:20.

Grupo de Magnetismo

Introdução

As atividades de pesquisa do grupo de RPE do Instituto de Física da UFG  concentram-se principalmente no estudo de novos materiais. Filmes Magnéticos: estudos de anisotropia magnética e interações intercamadas; Fluidos Complexos estudos de interações partícula - partícula em ferrofluidos iônicos; Compostos de Grafite Intercalado: estudos da camada intercalante e de   propriedades elétricas e magnéticas. São desenvolvidos também estudos de impurezas paramagnéticas em cristais sintéticos e naturais.

Atividades de Pesquisa

As atividades de pesquisa  concentram-se principalmente no estudo de novos materiais. Atualmente estão sendo desenvolvidos programas de pesquisa sobre   filmes magnéticos: estudos de anisotropia magnética e interações intercamadas; fluidos complexos: estudos de interações partícula - partícula em ferrofluidos iônicos; compostos de grafite intercalado: estudos da camada intercalante e de propriedades elétricas e magnéticas.

Na área de Filmes Magnéticos já foram desenvolvidos estudos sobre anisotropia magnética (descrita em termos de contribuíções de volume e de superfície) de filmes finos de Co, Co/SiO2, Ni (em diferentes tipos de substratos), Fe/FeO, Fe/Cr, FePt e FeNi. Estes estudos já implicaram em duas dissertações de mestrado e em duas outras  em andamento. As atividades de pesquisa nesta área contam com a colaboração de pesquisadores da UFRGS, UFSM, IME e USP.

Na área de Fuidos Magnéticos já foram desenvolvidas três dissertações de mestrado e resultados importantes têm sido apresentados em conferências internacionais.  As atividades nesta área contam também com a participação de pesquisadores e alunos de pós- graduação do Instituto de Física da Universidade de Brasília.

Na área de Compostos de Grafite Intercalado já foram desenvolvidas duas dissertações de mestrado, estando em fase de implantação o laboratório de síntese desses compostos.

Entre as outras atividades de pesquisa em andamento no laboratório, além do estudo de impurezas paramagnéticas em cristais sintéticos e naturais (desenvolvidos principalmente como programas de iniciação científica), destacam-se, pelo seu interesse aplicado, as pesquisas sobre polímeros naturais provenientes de plantas do cerrado (estudo de impurezas paramagnéticas e temperatura vítrea),  e sobre dosimetria por ressonância paramagnética eletrônica.

Finalmente, novos programas de pesquisa na área de novos materiais  (resinas e partículas finas) estão em fase preliminar de desenvolvimento, contando com  a participação de pesquisadores do Instituto de Química  da própria Universidade Federal de Goiás.

As atividades de pesquisa em desenvolvimento contam atualmente (outubro/1998) com a participação de 05 alunos de iniciação científica e 04 alunos do curso de Mestrado em Física.

Componentes do Grupo

Fernando Pelegrini
E-mail: pelegrin@if.ufg.br

Andris Figueiroa Bakuzis
E-mail:bakuzis@if.ufg.br

Maria Amélia Pires
E-mail: pires@if.ufg.br

Osni Silva
E-mail: osni@if.ufg.br

Linha de Pesquisa

Nanomagnetismo

Estudantes de Pós-graduação

Domingos Rodrigues de Santana Neto
E-mail:

Marcos Fernandes da Cunha
E-mail:

Alessandro Martins
E-mail:

Atividades de Pós-graduação

Dissertações de Mestrado

Publicações

Listar Todas Voltar