Biofísica e Física Aplicada à Medicina

Atualizado em 19/11/14 09:20.

Biofísica

Introdução

As atividades de pesquisa do grupo de Biofísica do Instituto de Física da UFG concentram-se principalmente no uso das espectroscopias de Ressonância Paramagnética Eletrônica (RPE) e de Fluorescência no estudo da primeira camada da Pele (Stratum Corneum), Radicais Livres, Membranas Modelo e Celulares, Proteínas, Células Cancerosas e Microorganismos.

Pesquisadores

Prof. Dr. Antonio Alonso – alonso@if.ufg.br

Profª Dra. Cássia Alessandra Marquezin – cassia.m@if.ufg.br

Prof. Dr. Ernanni Damião Vieira – ernannidvieira@if.ufg.br

Profª Dra. Sheila Gonçalves do Couto Carvalho – sgcouto@if.ufg.br

Prof. Dr. Silvio Leão Vieira – vieira@if.ufg.br

Linhas de Pesquisa

-Espectroscopia de Fluorescência em modelos de membranas biológicas.

-Estudos espectroscópicos de fármacos leishmanicidas.

- Ressonância Paramagnética Eletrônica (EPR) e Espectroscopia de Fluorescência no estudo de membranas naturais do Stratum Corneum.

- Produção heteróloga e Caracterização biofísica de proteínas.

- Ressonância Magnética Eletrônica aplicada ao estudo de interações lipídeos-proteínas e proteínas-proteínas, bem como ao estudo da dinâmica de membranas de interesse biológico.

- Imagens por Ressonância Magnética; Ultrassom em Biomedicina; Instrumentação Biomédica; Processamento de Sinais e Imagens Médicas.

- Estudos por RPE do potencial antioxidante de alimentos, frutas, sucos, vinhos e plantas medicinais.

Doutorandos

Heverton Silva de Camargos
E-mail: hevertoncam_silva@hotmail.com

Jorge Luiz Vieira dos Anjos
E-mail: jorgeluizv@gmail.com

Sebastião Antonio Mendanha Neto
E-mail: sebastiao85@gmail.com

Rodrigo Alves Moreira

Mestrandos

Adolfo Henrique de Moraes Silva
E-mail: adolfofisica@gmail.com

Kelly de Souza Fernandes
E-mail: kellybiofisica@gmail.com

Luciano Calaça Alves
E-mail: lucianocalaca@gmail.com

Iniciação Científica

Lais Alonso (PIBIC)
E-mail: laisalonso2@hotmail.com

Letícia Sá Oliveira (PIBIC)
E-mail: lets_so@hotmail.com

Prof. Dr. Amando Siuiti Ito (FFCLRP – USP)

Prof. Dr. Marcel Tabak (IQSC – USP)

Prof. Dr. Marcelo Hermes Lima (Depto de Biologia Celular, UnB – DF)

Prof. Dr. Antônio José da Costa Filho ( IFSC – USP)

Profª Dra. Maria Cristina Nonato (FCFRP – USP)

Alunos de Pós-graduação (UFG) orientados

1.  Heverton Silva de Camargos. Dinâmica e particionamento do marcador de spin di-terc-butílico nitróxido em membranas de estrato córneo. Efeitos de terpenos. 2009. Mestrado em Física – UFG, CAPES. Orientador: Antonio Alonso.

2. Jorge Luiz Vieira dos Anjos. Efeitos de terpenos nas membranas do estrato córneo estudados por ressonância paramagnética eletrônica. 2007. Mestrado em Física – UFG, CAPES. Orientador: Antonio Alonso.

3. Wellington Pereira de Queirós. Dinâmica e partição de marcadores lipídicos no estrato córneo estudadas por espectroscopia de ressonância paramagnética eletrônica. 2005. Mestrado em Física – UFG, CAPES. Orientador: Antonio Alonso.

4. Sheila Gonçalves do Couto. RPE de proteínas marcadas nos resíduos de lisina: Efeitos da uréia em Estrato Córneo e Albumina. 2003. Mestrado em Física – UFG, CAPES. Orientador: Antonio Alonso.

5. Junaine Vasques da Silva. Dinâmica de Proteínas: Efeitos da hidratação em Estrato Córneo e de detergentes em albumina. 2002. Mestrado em Física – UFG, CAPES. Orientador: Antonio Alonso.

6. Wilmar Pereiras dos Santos. Estudo das proteínas do envelope do corneócito por RPE de marcadores de spin. 2001. Mestrado em Física – UFG, CAPES. Orientador: Antonio Alonso.

7. Sérgio Jacintho Leonor. Estudo das proteínas do interior do corneócito por RPE de marcadores de spin. 2001. Mestrado em Física – UFG, CAPES. Orientador: Antonio Alonso.

8. Judes Gonçalves dos Santos. Mobilidade das Proteínas do Stratum Corneum avaliada por Marcador de Spin. 2000. Mestrado em Física – UFG, CAPES. Orientador: Antonio Alonso.