Fotônica

Descrição

A interação da luz com a matéria é, de fato, um dos temas mais relevantes da física, devido à quantidade de informação que pode ser obtida e interpretada pela resposta de um meio material após essa interação, dando origem a vários fenômenos ou princípios ópticos, que podem ser lineares ou não lineares. A aplicação de um determinado fenômeno óptico para gerar um novo dispositivo ou técnica deu origem a uma nova ciência e tecnologia: a Fotônica. Dito isso, podemos definir a Fotônica como a ciência e a tecnologia da luz. A Fotônica, hoje em dia, é explorada e aplicada em diversas áreas da ciência, tais como, Agrofotônica, Biofotônica, Nanofotônica, entre outras. A linha de pesquisa em Fotônica do Programa de Pós-Graduação em Física da UFG consiste em três subáreas da fotônica [nota: apresentadas por ordem alfabética, e não por ordem de relevância]:

- Agrofotônica – aplicação de técnicas espectroscópicas em produtos agrícolas;

- Biofotônica – estudo dos processos fotofísicos de moléculas orgânicas, visando aplicação Fotodinâmica para o combate ao câncer e micro-organismos de interesse humano e animal;

- Dispositivos Fotônicos – estudo, aplicação e desenvolvimento de dispositivos baseados em conceitos ópticos lineares e não lineares.

 

Docentes

- Prof. Dr. Luís Miguel Gomes Abegão - luis.abegao@ufg.br

Projeto de pesquisa:

- Prof. Dr. Pablo José Gonçalves - pablo@ufg.br

Projeto de pesquisa: Estudo da interação de moléculas orgânicas com estruturas micro e nanoorganizadas.