Café com Ciência_2018 ok 2.jpg

Professor do Instituto de Química discute trabalho selecionado para capa da JACS

O Prof. Dr. Felipe Terra Martins, do Instituto de Química da UFG (currículo Lattes), irá discutir no Café com Ciência a história de um trabalho publicado sob sua coordenação, que contou com os pesquisadores do IF-UFG, Dr. Lauro Maia e Dr. Ricardo Santana, selecionado para capa da prestigiosa revista JACS (Journal of the American Chemical Society). A palestra intitula-se "A história de uma capa no JACS: a descoberta de um fluoróforo altamente eficiente a partir da frustração do planejamento supramolecular de cristais geradores de segundo harmônico", e irá ocorrer nesta quarta-feira, dia 03/04/2019, às 12:45h, no Anfiteatro I do IF-UFG.

.

A história de uma capa no JACS: a descoberta de um fluoróforo altamente eficiente a partir da frustração do planejamento supramolecular de cristais geradores de segundo harmônico

Palestrante: Prof. Dr. Felipe Terra Martins
Afiliação: IQ/UFG
Data: 03/04/2019 (quarta-feira)
Horário: 12h45
Local: Anfiteatro I do IF/UFG

.
Resumo

A concepção de um projeto científico promissor depende de características definidoras de um pesquisador, seu conhecimento e sua criatividade. Isto é, conhecer o estado da arte e ser inovador são indispensáveis para prospectar o avanço da ciência em qualquer área de pesquisa. Entretanto, a expectativa de um resultado concebido em um projeto científico nem sempre é confirmada. Na verdade, a frustração de um resultado esperado é muito comum, ainda mais quando pensamos no desenvolvimento de novos materiais avançados. O Café com Ciência desta quarta-feira (03/04) irá abordar o exemplo de um projeto científico concebido para o planejamento supramolecular de cristais metalorgânicos geradores de segundo harmônico que levou à descoberta fortuita de um polímero de coordenação de cádmio hábil em converter a radiação ultravioleta em luz azul com uma das maiores eficiências conhecidas até o momento.