Café com Ciência_2018 ok 2.jpg

Bolsista PNPD do IF-UFG discute o efeito Casimir no Café com Ciência

O Bolsista PNPD do Instituto de Física da UFG, Dr Anderson Nogueira (currículo Lattes), irá discutir no Café com Ciência o famoso efeito Casimir. Além de uma breve contextualização histórica, a palestra focará na discussão conceitual sobre visualizar ou não processos quânticos.

 

O efeito Casimir em teoria das fontes

Palestrante: Prof. Dr. Anderson Nogueira

Afiliação: Bolsista PNPD do IF-UFG
Data: 12/06/2019 (quarta-feira)
Horário: 12h45
Local: Anfiteatro I do IF/UFG

 

Resumo:

O intuito da apresentação é fazer uma discussão com uma pitada conceitual sobre a questão de visualizar (Feynman) ou não (Schwinger) os processos quânticos e como isso interfere na interpretação de um fenômeno físico, em especial no efeito Casimir.

Após uma breve contextualização histórica, com a finalidade de relembrarmos de onde surgiu a aplicação do conceito de energia de vácuo na física, a apresentação se organizará da seguinte forma:

Na primeira parte será exposto de maneira pedestre e simplificada o cálculo da força de Casimir, onde veremos a interação (dipolar) entre as placas sendo moldada em termos das condições de contorno (Dirichlet), álgebra de operadores de criação e destruição e o surgimento do conteúdo de partículas virtuais contribuindo para energia de vácuo.

Na segunda parte será exposto como de maneira inabitual e talvez excêntrica Schwinger se livrou das partículas virtuais não visualizando via Feynman e seus diagramas o conteúdo de partículas virtuais na função de Green, se inspirando na fenomenologia em meios materiais e calculando a força de Casimir em termos de fontes, campos e o conceito de espalhamento.