Banner_university of notre dame.png

Pesquisador do PPG-FIS, Prof. Dr. Rafael Santucci, retornou de missão de trabalho à Universidade de Notre Dame nos EUA

O Prof. Dr. Rafael Santucci (currículo Lattes) retornou de uma missão de trabalho de curta duração a convite do professor Timothy C. Beers, professor da Universidade de Notre Dame, localizada em Indiana (EUA). A visita ocorreu no período de 01 de junho de 2019 até 21 de junho de 2019.

Somente no ano de 1951 descobrimos que nem todas as estrelas têm exatamente a mesma composição química, desde então tentamos desvendar os mecanismos de formação e produção de elementos químicos das estrelas, pois estes astros são os responsáveis por criar e semear na natureza todos os elementos da tabela periódica mais pesados que o Hélio (He). O grupo de pesquisa de Santucci se dedica a encontrar estrelas com abundâncias químicas que sejam deficientes desses elementos pesados, para assim conseguir desvendar os detalhes da formação e da evolução química da nossa Galáxia e do Universo. Nossa pesquisa consiste em fazer inicialmente uma triagem, em enormes bases de dados astronômicas, de candidatos interessantes para observação espectroscópica em telescópios de médio e grande porte. A taxa de sucesso na confirmação de identificar essas estrelas, chamadas de estrelas pobres em metais (que contém 10x menos Ferro do que o Sol), era de aproximadamente 30% em 2017. Entretanto, durante os últimos anos desenvolvemos novos critérios cinemáticos para selecionar esses objetos e a nossa taxa de sucesso passou a ser maior que 97%. Além deste importante resultado, também aprimoramos o processo de análise de dados espectroscópicos e definimos os planos de re-observação em alta resolução espectroscópica para os melhores alvos identificados até o momento.

Imagem aérea da região central do campus da Universidade de Notre Dame (Matt Cashore/University of Notre Dame).

Imagem aérea da região central do campus da Universidade de Notre Dame (Matt Cashore/University of Notre Dame).