Café com Ciência_2018 ok 2.jpg

Pesquisador da UFSM discute aplicação fotobiológica de Porfirinas e Corróis

O Prof. Dr. Bernardo A. Iglesias (currículo Lattes), da Universidade Federal de Santa Maria, apresentará uma palestra no Café com Ciência intitulada “Porphyrins and corroles in bioinorganic chemistry”. Na palestra, o pesquisador discutirá como essas moléculas macrocíclicas podem ser úteis para o entendimento de variados processos biológicos, principalmente na formação de espécies reativas de oxigênio (EROs), interação com biomoléculas tais como DNA e albuminas e na aplicação fotobiológica.

 

Porphyrins and corroles in bioinorganic chemistry

Palestrante: Prof. Dr. Bernardo A. Iglesias

Afiliação: Departamento de Química / UFSM

Data: 23/08/2019

Horário: 12h45

Local: Anfiteatro 1 do IF-UFG

 

Resumo

Porfirinas e corróis são moléculas macrocíclicas que estão presentes em diversos ambientes e desempenham funções específicas em sistemas biológicos como é o caso da hemoglobina, clorofila, citocromo P-450, entre outros. Elas são constituídas de quatro anéis tetrapirrólicos conjugados por pontes do tipo metenil. São amplamente estudadas no que diz respeito às suas propriedades eletrônicas, químicas e fotofísicas, para diferentes fins como interação com biomoléculas, biomimético de enzimas, terapia fotodinâmica, entre outros.

Essas moléculas acima citadas sob o âmbito da química bioinorgânica merecem devido destaque, uma vez que as mesmas podem ser úteis para o entendimento de variados processos biológicos, principalmente na formação de espécies reativas de oxigênio (EROs), interação com biomoléculas tais como DNA e albuminas e na aplicação fotobiológica.