Café com Ciência_2018 ok 2.jpg

Ganhadora do Prêmio internacional Lush Prize ministra palestra no Café com Ciência

A ganhadora do prêmio internacional Lush Prize em 2018, Profa. Dra. Marize Valadares (currículo Lattes), da Faculdade de Farmácia da UFG, discute como usar métodos alternativos ao uso de animais, em particular na área de toxicologia experimental. Venha discutir ciência de qualidade e os argumentos científicos pelos quais é preciso inovar em métodos não animais. A pesquisadora irá apresentar o trabalho do grupo de pesquisa em toxicologia in vitro do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Toxicologia In Vitro da Faculdade de Farmácia da UFG. A palestra será ministrada na quinta-feira, dia 05 de dezembro, às 12:45hs, no Anfiteatro I do IF-UFG.

Métodos alternativos ao uso de animais em pesquisa

Palestrante: Profa. Dra. Marize Valadares

Afiliação: FF-UFG

Data: 05/12/2019, quinta-feira.

Local: Anfiteatro I do IF/UFG

Resumo

As chamadas “ciências da vida” estão diante de um período de grandes transformações relativas ao uso de animais de experimentação em pesquisa. Este processo se iniciou por questões éticas relativas ao uso de animais em pesquisa, e mais recentemente têm sido evidenciadas as dificuldades e limitações dos modelos animais para prever efeitos biológicos em humanos. Há de se reconhecer a importância dos modelos animais no avanço do conhecimento nas ciências da vida, em especial a área de ciências farmacêuticas. Entretanto, em diferentes níveis os modelos animais têm se mostrado ineficientes para prever efeitos em humanos, em especial na toxicologia experimental. A toxicologia moderna visa fazer uso da ampla gama de métodos biotecnológicos in vitro, a fim de gerar dados sobre efeitos de substâncias químicas. Os dados obtidos usando esses métodos têm se mostrado mais relevantes para a biologia humana, reprodutíveis e as técnicas não causam sofrimento animal. No Brasil, os avanços nesse campo ocorreram principalmente na última década, com o surgimento de legislação específica, a aceitação regulatória e a implementação de métodos inovadores para substituir a experimentação animal, bem como treinamentos de pesquisadores da indústria, da academia e agências reguladoras, além da divulgação de informações relevantes para a comunidade científica. A palestra irá mostra os argumentos científicos pelos quais é preciso inovar em métodos não animais e também apresentar o trabalho do grupo de pesquisa em toxicologia in vitro do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Toxicologia In Vitro da Faculdade de Farmácia da UFG.