cafe_com_ciencia_emerson

Café com Ciência aborda Inteligência Artificial aplicada à área da saúde

Emerson Nobuyuki apresenta o tema na próxima edição do evento (21/11), às 12h45, no Anfiteatro 2 do IF

Nova edição do Café com Ciência ocorre no dia 21 de novembro (terça-feira), apresentada pelo professor Emerson Nobuyuki Itikawacom o tema Explorando as fronteiras da Inteligência Artificial na área da saúde. O evento será presencial, no Anfiteatro 2 do Instituto de Física (IF), e também será transmitido ao vivo pelo instagram do IF às 12h45.

A partir das 12h45, será servido café aos participantes e às 13 horas se inicia a palestra, sendo 30 minutos de exposição e 30 minutos voltados para discussões a respeito do tema. Traga sua caneca e participe!

O professor Emerson possui Graduação em Física Médica pelo Departamento de Física da USP de Ribeirão Preto (2011). Doutorado em imagens híbridas de Medicina Nuclear e Ressonância Magnética Nuclear pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Bioengenharia EESC/IQSC/FMRP (2017). Estágio doutoral na VUmc (Vrije Universiteit Medical Center) de Amsterdã. Pesquisador em convênio de pesquisa G.E. Healthcare/FMUSP no Centro de Medicina Nuclear do INRAD – HCFMUSP. Atualmente, é docente do Instituto de Física da UFG, na área de Física Médica.

Tema: Explorando as fronteiras da Inteligência Artificial na área da saúde

Resumo: O advento de novas tecnologias de hardware fomentou o desenvolvimento e aplicações da Inteligência Artificial (IA) em diversos segmentos da sociedade. Especificamente na área da saúde, técnicas de Machine Learning e Deep Learning têm contribuído nas mais variadas instâncias do conhecimento, i.e., desenvolvimento de novos fármacos, detecção precoce de doenças e medicina personalizada. Tais abordagens são possíveis com a disponibilidade de big data para área de saúde, zelando-se pela procedência e segurança de dados sensíveis. Diante deste cenário, ainda existem desafios para o avanço da fronteira do conhecimento da IA na área da saúde, dentre eles: o alto custo das soluções, integração no fluxo de trabalho, gerenciamento de riscos relacionados à IA e mão de obra qualificada para sua aplicação.

Serviço:

O que: Edição do Café com Ciência do IF/UFG