Estrutura Eletrônica de Moléculas, Líquidos e Sólidos

Descrição geral: Modelagem e simulação computacional de sistemas moleculares, biomoleculares e de materiais nanoestruturados (estrutura eletrônica e propriedades estruturais, dinâmicas, ópticas, elétricas, magnéticas e de transporte); desenvolvimento de algoritmos.

Responsáveis:

• Prof. Francisco Aparecido Pinto Osório

• Prof. Guilherme Colherinhas de Oliveira

• Prof. Herbert de Castro Georg

• Prof. Marcos Antônio de Castro

• Prof. Renato Borges Pontes

• Prof. Tertius Lima da Fonseca

Áreas de pesquisa:

1) Design de Nanomateriais e Aplicações em Armazenamento de Energia via Dinâmica Molecular: Objetiva o desenvolvimento racional de componentes de eletrólito e eletrodo para alcançar um equilíbrio adequado entre densidade de energia e potência em supercapacitores. É proposto o uso de dinâmica molecular e técnicas de aprendizado de máquina para otimizar o desempenho destes dispositivos. Duas linhas de interesse são sugeridas: uma focada na melhoria das propriedades do eletrólito, alterando sua composição e íons, e outra na busca por novos materiais 2D com propriedades exclusivas para melhorar a resposta elétrica do supercapacitor. Ambas as abordagens visam aumentar a capacitância específica do eletrodo e a área efetiva acessível ao eletrólito.

Palavras-chave: Super- capacitores; Líquidos iônicos; Dinâmica Molecular

Responsável: Prof. Guilherme Colherinhas de Oliveira

2) Sistemas Moleculares e suas Interações com Nanoestruturas Orgânicas: Utiliza simulações computacionais para estudar nanoestruturas orgânicas em solução, determinando propriedades estruturais, energéticas e espectroscópicas que caracterizam processos físico-químicos destes materiais. Os sistemas estudados são relacionados à automontagem de peptídeo e à membranas formadas por lipídios e suas interações com fármacos e outros compostos. Busca compreender os processos envolvidos na estabilidade dessas estruturas contribuindo para o desenvolvimento de novos materiais com aplicações em áreas como a biomedicina.

Palavras-chave: Efeito de Solvente; Nanoestruturas Polipeptídicas; Nanoestruturas Lipídicas; Dinâmica Molecular

Responsável: Prof. Guilherme Colherinhas de Oliveira

Equipe:

• Eder Dourado dos Santos (Doutorando)

• Elias Rafael de Sousa (Doutorando)

• Henrique de Araujo Chagas (Doutorando)

• Karinna Mendanha Soares (Doutoranda)

• Giulia Picciola Bordoni (Graduanda)

• Matheus André de J. Oliveira Arebalo (Graduando)

• Rafael Lopes Pessoa (Graduando)

• Vitor Hideyoshi Nakazone Batista (Graduando)

Egressos: