cafe_com_ciencia_joaopaulo

Próxima edição do Café com Ciência traz professor da UnB em palestra sobre Deep Techs no Brasil

O professor João Paulo Figueiró Longo, da Universidade de Brasília, apresenta o tema na próxima terça-feira (28/11), no Anfiteatro do IF-2, às 12h45

Ciência de Qualidade e Café grátis! O professor João Paulo Figueiró Longo, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade de Brasília (UnB) estará na próxima edição do Café com Ciência, apresentando o tema Deep Techs no Brasil: Promessa ou realidade?. O evento será presencial, no Anfiteatro 2 do Instituto de Física (IF), e também será transmitido ao vivo pelo instagram do IF, às 12h45.

A partir das 12h45, será servido café aos participantes e às 13 horas se inicia a palestra, sendo 30 minutos de exposição e 30 minutos voltados para discussões a respeito do tema. Traga sua caneca e participe!

O professor João Paulo Figueiró Longo possui mestrado em Patologia Molecular e doutorado em Biologia Animal pela Universidade de Brasília. Atualmente é professor associado na mesma universidade atuando nas áreas de Nanobiotecnologia e Nanomedicina. Os principais projetos de pesquisa que está envolvido estão relacionados à investigação dos efeitos de nanomateriais sobre sistemas biológicos em diferentes níveis de complexidade. Como gestor, atuou na função de Coordenador do Curso de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, em Nanociência e Nanobiotecnologia. Também é fundador da Startup Nanoceuticals, empresa com foco no desenvolvimento e produção de matérias primas inteligentes para as indústrias das ciências da vida. Participou do desenvolvimento de alguns produtos em colaboração com a empresa.

Tema: Deep Techs no Brasil: Promessa ou realidade?

Resumo:

Deep Tech é uma nomenclatura utilizada para descrever empresas e startups que se dedicam a inovações que estejam próximas ao estado da arte de um determinado campo do conhecimento. Empresas de Deep Tech geralmente trabalham em áreas como inteligência artificial, biotecnologia, nanotecnologia, ciência dos materiais, energia renovável, entre outras disciplinas complexas. O foco dessas empresas está na criação de produtos ou soluções disruptivas que têm o potencial de transformar indústrias inteiras e resolver problemas complexos da sociedade.

Em relação ao desenvolvimento, esse tipo de empreendimento enfrenta diversos desafios ao longo de sua jornada. Entre eles, destacam-se as dificuldades de financiamento e as barreiras regulatórias, muitas das quais estão ligadas às políticas governamentais e estatais. Nesse contexto, é crucial compreender como os diversos participantes do ambiente de inovação, incluindo o estado, podem colaborar para estabelecer um ecossistema mais saudável ao desenvolvimento dessas inovações. E aí que temos que entender como o Brasil pode, ou poderia, criar mais ecossistemas de inovação nestas áreas de fronteira do conhecimento.

Serviço:

O que: Edição do Café com Ciência do IF/UFG

Quando: 28/11, terça-feira, às 12h45

Local: Anfiteatro do IF-2, com transmissão pelo instagram do IF

Tema: Deep Techs no Brasil: Promessa ou realidade?

Palestrante: João Paulo Figueiró Longo