Banner Café com ciência

Café com Ciência: A Física do Crescimento

O pesquisador Prof. Dr. Fernando A. Oliveira da Universidade de Brasília  irá apresentar uma palestra no Café com Ciência intitulada "A Física do Crescimento", na sexta-feira, dia 20/10, às 12:45 hs no anfiteatro II do IF-UFG.

A Física do Crescimento
Palestrante: Prof. Dr. Fernando A. Oliveira
Instituto de Física, Centro Internacional de Física da Matéria Condensada, Universidade de Brasília
Data: 20/10/2017 (sexta-feira)
Local: Anfiteatro II do IF/UFG (prédio antigo).

RESUMO:
Neste seminário vamos discutir aspectos gerais da física do crescimento. Veremos que a dinâmica do crescimento é regulada por leis universais. Estudaremos as simetrias que são preservadas e as que são violadas durante o crescimento. Mostraremos que o crescimento pode ser descrito por equações diferenciais como também por autômatos celulares. Desta forma, apresentaremos um modelo simples de autômato celular para o fenômeno de corrosão de uma superfície por um ácido [1,2]. Além disso, mostraremos que no limite contínuo este modelo leva-nos à famosa equação KPZ [3]. Por fim, determinaremos os expoentes do modelo e mostraremos que tais expoentes são exatos [4].
[1] B. A. Mello, A. S. Chaves, and F. A. Oliveira, Phys. Rev. E 63, 041113 (2001).
[2] E. A. Rodrigues, B. A. Mello, and F. A. Oliveira, J. Phys. A 48, 035001 (2015).
[3] M. Kardar, G. Parisi, and Y. C. Zhang, Phys. Rev. Lett. 56, 9, 889 (1986).
[4] W. S. Alves, E. A. Rodrigues, H. A. Fernandes, B. A. Mello, F. A. Oliveira and I. V. L. Costa 1, Phys. Rev. E 94, 042119 (2016).