15 em 15

Em direção à computação quântica com qubits de spin. Prof. Dr. Udson Mendes (Institut Quantique Université de Sherbrooke, Canadá).

Em direção à computação quântica com qubits de spin
Palestrante: Prof. Dr. Udson Mendes
Institut Quantique Université de Sherbrooke,  Canadá
Data: 12/12/2017 (terça-feira)
Local: Anfiteatro II do IF/UFG (prédio antigo).

Resumo

Nos últimos anos observamos um grande avanço no desenvolvimento de computadores quânticos em plataformas que conectam qubits a ressonadores supercondutores de micro-ondas. Nessa plataforma, conhecida como eletrodinâmica quântica de circuitos, qubits interagem coerentemente com fótons de micro-ondas. Por sua vez, esses fótons são usados para ler, manipular e acoplar qubits separados por grandes distâncias. Neste seminário, irei primeiramente apresentar os conceitos básicos da eletrodinâmica quântica de circuitos e introduzir qubits de spins formados em dois ou três pontos quânticos semicondutores. Na sequência, apresentarei os resultados de recentes experimentos no qual qubits de spin foram acoplados coerentemente a um único fóton. Por ultimo, demonstrarei o acoplamento coerente entre um qubit semicondutor e um qubit supercondutor mediado por fótons de micro-ondas. Esses resultados abrem o caminho para o desenvolvimento de um computador quântico universal em uma plataforma de qubits de spin.