Café com Ciência_2018

Prof. Dr. Ney Vugman discute no Café com Ciência o uso da espectroscopia por Ressonância Paramagnética Eletrônica no estudo de complexos covalentes de metais de transição

O Prof. Dr. Ney Vernon Vugman (currículo Lattes), professor aposentado da UFRJ, irá apresentar uma palestra intitulada "Introdução à espectroscopia por Ressonância Paramagnética Eletrônica (EPR). Aplicações a complexos covalentes de metais de transição", na quinta-feira, dia 18/10/2018, às 12:45hs, no anfiteatro I do IF-UFG.

.

Palestra: Introdução à espectroscopia por Ressonância Paramagnética Eletrônica (EPR). Aplicações a complexos covalentes de metais de transição.

Palestrante: Prof. Dr. Ney Vernon Vugman.

Afiliação: Professor Titular UFRJ, aposentado.

Data: 18/10/2018 (quinta-feira)

Horário: 12h45

Local: Anfiteatro I do IF/UFG.

.

Resumo
Serão comentados os fundamentos da EPR tais como Hamiltoniano de Spin, absorção ressonante de microondas por amostras paramagnéticas submetidas a campo magnético, interações hiperfinas, interações quadrupolares fortes e sua influência nos espectros, instrumentação básica. Serão comentadas, em nível descritivo, a dependência dos espectros de EPR com a temperatura através de um modelo de vibrações anarmônicas localizadas bem como reações químicas no estado sólido envolvendo cianetos de metais de transição inseridos em redes de halogenetos alcalinos submetidos a danos de radiação.