Café com Ciência_2018 ok 2.jpg

Ganhadora do Prêmio Carolina Nemes da SBF, Profa. Dra. Fanny Beron dá palestra no Café com Ciência sobre a importância do gênero na spintrônica

A Prof. Dra. Fanny Beron (currículo Lattes), ganhadora do Prêmio Carolina Nemes da SBF e pesquisadora do Instituto de Física da Unicamp, discute a importância do gênero na ciência, em particular na física. A palestra intitulada "O gênero da spintrônica" será apresentada no Café com Ciência, na próxima quarta-feira, dia 21/11/2018, às 12:45hs, no Anfiteatro I do Instituto de Física da UFG.

O gênero da spintrônica
Palestrante: Prof. Dra. Fanny Beron
Afiliação: IFGW-UNICAMP
Data: 21/11/2018 (quarta-feira)
Local: Anfiteatro I do IF/UFG

Resumo

Quem foi a Profa. Carolina Nemes? Por que a Sociedade Brasileira de Física (SBF) criou um prêmio no nome dela? Por que é fundamental reconhecer a excelência de cientistas em início de carreira? Por que a proporção de mulheres nas áreas de ciências exatas e engenharia diminui ao longo da carreira?
A ganhadora da primeira edição do Prêmio Carolina Nemes tentará responder a essas perguntas. Por meio do panorama de sua trajetória de jovem pesquisadora, a palestrante abordará a transição de uma formação em engenharia física na École Polytechnique de Montréal, no Canadá, até um cargo de professora no Instituto de Física da UNICAMP. Será também mostrado como um projeto de mestrado, envolvendo nanofios magnéticos, conseguiu constantemente evoluir durante 15 anos para sempre permanecer na ponta da pesquisa. Será mostrado o estado da arte dos nanodispositivos spintrônicos, e discutido acerca do futuro deste tema promissor com grande potencial tecnológico e de conhecimento fundamental.