Banner_physical review.png

Pesquisadores do IF-UFG, CBPF e UFSCar publicam artigo na Physical Review Letters

O estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Física do IF-UFG, Rogério J. de Assis, orientado pelo prof. Dr. Norton G. de Almeida, autor correspondente (currículo Lattes), é primeiro autor de trabalho publicado na prestigiada revista  científica Physical Review Letters (link aqui). O trabalho é um estudo teórico e experimental sobre máquinas térmicas operando no limite quântico sob um reservatório de calor a temperaturas efetivas negativas. Os autores mostram que o rendimento dessa máquina pode superar o de uma máquina térmica convencional. O experimento correspondente a essa teoria foi feito no laboratório do CBPF - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, no Rio de Janeiro, sob a supervisão dos professores Ivan S. Oliveira, Roberto S. Sarthour e Alexandre M. de Souza. Também colaboraram para o trabalho o prof. Dr. Celso J. Villas-Bôas e sua estudante de doutorado em física experimental Taysa M. de Mendonça, ambos da UFSCar.