Banner_IDIBAPS.png

Prof. Dr. Sebastião Mendanha retornou de missão de trabalho à Espanha

O Prof. Dr. Sebastião Mendanha (currículo Lattes) realizou missão de trabalho no Institut d'investigacions Biomèdiques August Pi i Sunyer (IDIBAPS), Barcelona, Espanha, junto ao grupo coordenado pela Dra. Dolors Colomer. A missão de trabalho deu seguimento a uma colaboração iniciada por meio da Chamada MCTI/CNPq N° 01/2016 – Universal. O projeto desenvolvido em parceria com o grupo da Dra. Colomer tem como objetivo principal a identificação de novas moléculas para o tratamento de linfomas, neoplasias que afetam diretamente o sistema linfático e que por isso, tem baixa expectativa de sobrevida para o paciente. Também fazem parte do desenvolvimento deste projeto o Dr. Juan García Valero e a Dra. Patrícia Perez Galán.

O IDIBAPS é um centro de pesquisa de excelência em toda Europa e também no mundo, o qual aborda doenças de alta prevalência, alta morbidade e alta mortalidade. O IDIBAPS funciona como um consórcio entre o Governo da Catalunha, o Hospital de Clínicas de Barcelona, a Faculdade de Medicina da Universidade de Barcelona e o Instituto de Pesquisa Biomédica CSIC de Barcelona. O centro representa mais de 1.000 profissionais de pesquisa organizados em torno de cem grupos de pesquisa. Sua combinação de pesquisa básica e clínica permite uma transferência mais efetiva dos avanços científicos obtidos no laboratório para os pacientes. Com cerca de 1.100 artigos publicados a cada ano e um fator de impacto de mais de 6.000 pontos, é o principal centro de pesquisa biomédica da Espanha.