Café com Ciência_2018 ok 2.jpg

Prof. Dr. Andris Bakuzis, Coordenador do PPGFIS, discute os desafios e perspectivas da Pós-Graduação em Física no IF-UFG

O pesquisador do IF-UFG, Prof. Dr. Andris Bakuzis (currículo Lattes), atual Coordenador do PPG-FIS, discute no Café com Ciência os dados do Biênio, os novos desafios e as perspectivas do Programa de Pós-Graduação em Física do IF-UFG, inclusive as estratégias visando ampliar a internacionalização do PPG-FIS. A palestra intitula-se “Pós-Graduação em Física do IF-UFG: desafios e perspectivas” e será proferida na quarta-feira, dia 11/09/2019, às 12:45hs, no Anfiteatro I do IF-UFG. Essa é uma boa oportunidade para jovens pesquisadores avaliarem suas opções para ampliar conhecimentos e qualificação após a graduação.

 

Pós-Graduação em Física do IF-UFG: desafios e perspectivas

Palestrante: Prof. Dr. Andris Bakuzis

Afiliação: IF-UFG

Data: 11/09/2019

Horário: 12h45

Local: Anfiteatro I do IF-UFG

 

Resumo

O Programa de Pós-Graduação em Física (PPG-FIS) teve seu início com o mestrado em 1992, e implantou o Doutorado em 2008. O Curso foi avaliado com nota 5 pela CAPES no último quadriênio (2013-2016). No atual contexto, isso o qualifica como o melhor Programa de Pós-Graduação do Centro-Oeste, e um dos melhores do Brasil. Considerando as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, há apenas 2 cursos com nota superior (nota 7). Nessa palestra, serão apresentados e discutidos alguns dados do Programa, focando na formação de recursos humanos e na produção intelectual dos docentes e discentes do PPG-FIS, assim como na ação dos membros do Programa para melhorar ainda mais a sua qualidade. Além dos dados de 2017 e 2018 já com o novo Qualis da Capes, também tentaremos mostrar de forma comparativa como andam nossos dados em relação a programas mais maduros. Adicionalmente, discutiremos a nova ficha de avaliação do CA de Astronomia e Física e indicaremos quais novos parâmetros passam a ser importantes na análise dos programas. Finalmente, discutiremos os desafios e as perspectivas do Programa, visando também ampliar o processo de internacionalização. Essa é uma boa oportunidade para jovens pesquisadores avaliarem suas opções para ampliar conhecimentos e qualificação após a graduação.