Café com Ciência_2018 ok 1.jpg

Prof. Dr. Rafael Santucci discute sobre a descoberta de uma estrela tão velha quanto o universo

O Prof. Dr. Rafael Santucci (currículo Lattes), professor do IESA, Diretor do Planetário da UFG e pesquisador do PPG-FIS do IF-UFG, discute na Live do Café com Ciência a descoberta de uma estrela que pode estar entre as mais velhas do Universo. A palestra intitulada "Uma estrela tão velha quanto o Universo?" será realizada de forma remota na quarta-feira, dia 24/06/2020, iniciando-se às 12h45. Favor acessar o link do evento a partir das 12h30 para que iniciemos a palestra no horário indicado.
.
Uma estrela tão velha quanto o Universo?
Palestrante: Prof. Dr. Rafael Santucci
Afiliação: IESA-UFG / Planetário-UFG / PPG-FIS do IF-UFG
Data: 24/06/2020 (quarta-feira)
Horário: 12h45
Link 01) Videoconferência: https://meet.google.com/vuk-ryog-mkw (acessar com microfone e câmera desligados - limite de 250 pessoas)
Link 02) YouTube: https://youtu.be/MPL7weReVJU (a palestra será transmitida simultaneamente, e permanecerá disponível no canal, após finalizada).
.
Resumo:
Recentemente, foi publicada a descoberta de uma estrela que pode estar entre as mais velhas do Universo. Trata-se de uma estrela extremamente pobre em metais, cuja abundância de Ferro é mais que 1 milhão de vezes menor que a abundância de Ferro no Sol. Além de servirem para datar uma idade mínima para o Universo, estes astros são verdadeiras relíquias de inestimável importância para entender como o Universo produz os elementos químicos mais pesados da tabela periódica. Nesta apresentação do Café com Ciência, mostraremos como esses astros são identificados e discutiremos a importância de sua natureza em mais detalhes.