Café com Ciência_2018 ok 1.jpg

Pesquisador da UFRJ discute O QUE NÃO É MECÂNICA QUÂNTICA

O pesquisador do IF-UFRJ, Prof. Dr. Marcelo Paleologo França Santos, ministrará a palestra intitulada "O que não é mecânica quântica" no Café com Ciência, na quarta-feira, dia 30/09/2020, às 12h45, de forma remota. O objetivo é discutir como a palavra Quântica tem sido utilizada atualmente, e deixar claro como algumas "terapias, curas, etc.", adjetivadas como "quânticas", fazem mal uso da palavra. Venha se proteger do charlatanismo quântico e ainda entender melhor alguns conceitos da mecânica quântica.
.
O que não é mecânica quântica
Palestrante: Prof. Dr. Marcelo Paleologo
Afiliação: IF-UFRJ
Data: 30/09/2020 (quarta-feira)
Horário: 12h45
Google Meet: Obrigatório utilizar e-mail do Gmail ou da UFG. Inscrições até 29/09/2020 (terça-feira), pelo link: https://forms.gle/iFfT3vskgygUuFQa8
.
Resumo
Quântica é uma das palavras da moda no início do século XXI, merecidamente, diga-se de passagem, mas nem sempre pelo motivo certo. Terapias, curas, promessas de prosperidade e outros exemplos aparecem frequentemente adjetivadas como “quânticas”, povoando nosso cotidiano e fazendo mal uso do sentido físico da palavra. Nesse seminário, discutimos os conceitos mais comuns da revolucionária teoria do século XX que são tomados emprestados com o objetivo de dar roupagem científica a iniciativas que vão desde palestras de auto-ajuda a verdadeiro charlatanismo. Mostramos como às vezes o conceito utilizado precede quântica. Já em outros casos, apresenta ideias genuinamente introduzidas ou reforçadas pela teoria. Argumentamos, porém, que o empréstimo é sempre abusivo.