Café com Ciência_300x100.jpg

Encurvamento da luz, relatividade geral e buracos negros - Prof. Luis Carlos Crispino (UFPA)

Os seminários do programa Café com Ciência ocorrem quinzenalmente, preferencialmente às quartas-feiras, das 12h45 até as 13h45. Cada seminário consiste em uma palestra de aproximadamente 30 minutos, seguido de uma conversa com o público. Os seminários não são técnicos e versam sobre todos os assuntos relacionados à ciência. Portanto, são abertos a toda a comunidade acadêmica.

Devido à pandemia causada pela COVID-19, este evento tem ocorrido de maneira totalmente remota, com uma sala virtual do Google Meet e também transmissão pelo YouTube.

Nosso próximo seminário ocorrerá no dia 19/05/2021, quarta-feira, às 12h45:

Palestrante: Prof. Luis Carlos Bassalo Crispino (Universidade Federal do Pará).

Título: Encurvamento da luz, relatividade geral e buracos negros
 
Resumo: A possibilidade de a luz ser influenciada pela força gravitacional foi registrada no início do século XVIII por Isaac Newton, em seu tratado sobre Ótica. Henry Cavendish e Johann Georg von Soldner investigaram o assunto, que foi revisitado por Albert Einstein em 1911, em meio às suas tentativas de generalizar a Relatividade para incluir a Gravitação. O encurvamento da luz  constituiu o primeiro teste experimental da Teoria da Relatividade Geral, que tem como uma de suas previsões mais impressionantes a existência de buracos negros. Vamos tratar da ciência que fundamenta o encurvamento gravitacional da luz, tanto no contexto do Sistema Solar, quanto ao redor de buracos negros.

Aqui vocês poderão encontrar dois artigos não técnicos publicados recentemente pelo Prof. Crispino sobre o tema da palestra:

1) L. C. B. Crispino and D. J. Kennefick. A hundred year of the first experimental test of General Relativity. Nat. Phys. vol. 15, p. 416 (2019).

2) L. C. B. Crispino and S. Paolantonio. The first attempts to measure light deflection by the sun. Nat. Astronomy vol. 4, p. 6 (2020).

O Prof. Crispino, além de ser um grande especialista na Teoria da Relatividade Geral, também tem destacado papel na divulgação da ciência, trabalho este reconhecido pela Sociedade Brasileira de Física ao conferir-lhe, em 2020, o Prêmio Ernesto Hamburguer.

Devido à limitação de espaço na sala virtual, solicitamos aos interessados que se inscrevam por meio do link https://forms.gle/FiNJ5Z8Y5hGon34y5. Somente os inscritos receberão por e-mail o convite para entrar na sala virtual do Google Meet.

O link para assistir pelo YouTube é https://youtu.be/xzTnRWPgHJs.

Convidamos a todos, excepcionalmente, a entrarem na sala virtual 10 minutos antes do horário programado para o início da palestra do Prof. Crispino. Durante estes primeiros dez minutos será anunciado o Prêmio Discente Destaque do Ano 2020 do Programa de Pós-Graduação em Física da UFG.

Atenciosamente,

Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Física