Histórico e contextualização

O programa de mestrado em Física da Universidade Federal de Goiás (UFG) foi criado em 1992. O curso de mestrado titulou 178 estudantes até 31/12/2019. Em 2008, o curso de doutorado e o programa passou a se chamar Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF). Até 31/12/2019, 52 estudantes haviam concluído o curso de doutorado. O programa conta atualmente com 10 linhas de pesquisa (Astrofísica Estelar; Biofísica; Biofotônica; Cristalografia; Estrutura Eletrônica de Moléculas, Líquidos e Sólidos; Física de Materiais; Física Estatística; Magnetismo e Nanomedicina Térmica; Óptica Quântica e Informação Quântica; e Partículas e Campos), todas na área de concentração em Física.

Em 2019, o corpo docente do Programa foi constituído por 33 professores, sendo 30 permanentes, 1 colaborador e 2 visitantes. Atualmente, temos 22 docentes permanentes bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq (73% dos docentes permanentes do Programa), sendo 17 PQs nível 2, 3 PQs nível 1D, 1 PQ nível 1C e 1 PQ nível 1B. Temos, ainda, entre os professores visitantes, 1 PQ nível 1D e 1 PQ nível 1A. As atividades de cada docente são avaliadas anualmente e a permanência no corpo docente do programa está condicionada a sua produção científica nos quatro anos anteriores.

Em 2019, passaram pelo programa 35 estudantes de doutorado e 30 estudantes de mestrado. Foram titulados 15 estudantes, sendo 5 de mestrado e 10 de doutorado.